Home  >  Notícias  >  Exposição UMI chega na Escola Alemã Corcovado


01.09.2025

Exposição UMI chega na Escola Alemã Corcovado

A Escola Alemã Corcovado recebeu em seu espaço a exposição UMI – Universum, Mensch, Intelligenz, apresentada pelo Goethe-Institut e pela Sociedade Max Planck. A mostra convida para um  mergulho em temas que despertam a curiosidade científica e ampliam a visão de mundo sobre cinco grandes temas: o universo, a história da humanidade, o cérebro, o antropoceno e a inteligência artificial.

Cada módulo trouxe um elemento especial de interação — como um monitor para transformar rostos (facemorphing), uma estrutura inflável que mostra as distâncias no espaço, ou prateleiras de laboratório com frascos que representam os impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Algumas instalações permitiam sentir emoções diferentes por meio da música, interagir com um robô e ouvir o som de uma flauta de osso de 40 mil anos.

Para tornar a exposição mais imersiva, a assessora pedagógica Susanne Gattaz desenvolveu um material especial de mediação da visita. Inspirada na metáfora da navegação, ela comparou a exposição a “um verdadeiro tsunami de informação”, exigindo bússolas, mapas e coletes de salva-vidas para guiar os visitantes.

Segundo Susanne, “não existem textos difíceis, apenas perguntas difíceis. O que procurei foi criar uma navegação que motivasse os alunos a aplicarem seus conhecimentos linguísticos na exploração de novos territórios da ciência natural.”

O recurso criado foi um rali bilíngue, com questionários em português e alemão que ajudam os estudantes a interagir com os conteúdos da exposição de acordo com seu nível de proficiência. Para iniciantes na língua alemã, foram preparados textos reduzidos e facilitados e para alunos com nível B1 ou superior, um rali mais complexo inteiramente em alemão.

Em grupos, os estudantes avançaram pela exposição como “cardumes inteligentes”, trocando saberes e construindo coletivamente novas ilhas de conhecimento. Como destacou Susanne: “Navegar é preciso! O importante é que cada travessia seja uma oportunidade de ampliar horizontes e transformar informações em descobertas.”



Notícias Relacionadas

Reconhecimentos e Afiliações