Turma da Educação Infantil reflete sobre acessibilidade na escola
Ao longo do mês de setembro, as crianças da turma Schmetterlingsgruppe (grupo das borboletas - Pré-Escola II) se dedicaram ao projeto “Corpos em Plural: Tonalidades, Formas e Potencialidades”, aprofundando seus conhecimentos sobre os corpos com deficiência, suas habilidades, potências e a importância da acessibilidade nos espaços que frequentam.
Para tornar esse aprendizado mais concreto, a turma realizou um passeio exploratório pelos diferentes ambientes da escola. Em duplas, munidas de pranchetas, as crianças observaram e registraram elementos de acessibilidade presentes no espaço escolar, como rampas, placas em braile, piso tátil, banheiros adaptados e elevadores.
De volta à sala de aula, participaram de uma roda de conversa onde compartilharam percepções e identificaram pontos que poderiam tornar a escola ainda mais inclusiva. Como resultado, escreveram uma carta para a direção escolar com propostas de melhorias.
O momento da entrega foi marcado por entusiasmo e curiosidade: toda a turma visitou a direção para apresentar suas observações, aprendizados e sugestões. Essa experiência reforçou o compromisso da Escola Alemã Corcovado em promover a inclusão, a reflexão crítica e a participação ativa dos estudantes na construção de um ambiente escolar mais acessível para todos.







